Decoração

4 dicas de como escolher o móvel de madeira ideal

4 dicas de como escolher o móvel de madeira ideal

O móvel de madeira, além de duráveis e resistentes, são capazes de deixar o ambiente charmoso e aconchegante, auxiliando na decoração de toda a casa.

E a combinação de móveis, piso e paredes de madeiras pode ser algo muito harmonioso, além de trazer muito mais estilo e sofisticação para sua casa.

Atualmente são muitos os tipos de madeira disponíveis no mercado. Por isso, é importante que você pesquise bem aquele tipo que mais combine com seu estilo e, acima de tudo, com o estilo do seu lar.

Porém, na hora de decorar a sua casa, é preciso levar em consideração alguns detalhes, como o cômodo em que o móvel ficará exposto, assim como suas dimensões, seu formato, as cores predominantes, etc.

Listamos aqui quatro dicas essenciais para te ajudar a escolher o móvel ideal. Confira!

1. Observe o estilo de decoração da sua casa

É essencial que, na hora da escolha do móvel, você saiba o tipo de decoração existente em sua casa e o que você quer transmitir com ele – são muitos os estilos de decoração que existem atualmente.

Supondo que a decoração sua conte com objetos mais clássicos ou que as cores sejam mais sóbrias, você pode optar por utilizar um mobiliário mais rústico, porém pode deixar o ambiente mais pesado.

Por isso você pode ousar, escolhendo móveis com tons quentes e de design diferenciado, para deixar o ambiente mais alegre, dando uma quebrada na decoração.

2. Entenda a diferença entre MDF e MDP

Entender a diferença entre MDF e MDP é essencial para que faça a escolha certa. Afinal, cada revestimento tem suas particularidades.

O MDF é composto por fibras de madeira. Ele é mais maleável e permite curvas complexas.

O MDP é formado por partículas e é mais indicado para a fabricação de móveis em linha reta, como por exemplo as prateleiras.

Além dessas, há também a madeira maciça e a madeira de demolição, que também são bastante utilizadas em diversos móveis e combinam com diversos tipos de decoração de ambientes.

3. Meça o espaço disponível

Antes de adquirir o seu móvel, é importante medir o espaço disponível para cada peça. Essa dica é simples, porém muitos se esquecem desse passo.

Para que a decoração fique mais bonita, escolha móveis que caibam no ambiente, sem deixá-lo muito “cheio” e também sem atrapalhar o espaço de circulação do cômodo.

4. Leve em consideração o aspecto funcional do seu móvel de madeira

Além de dar mais charme ao ambiente, o móvel de madeira também deve ser funcional – principalmente quando se trata de ambientes pequenos.

Ao escolher cada móvel para sua casa, tenha em mente seus respectivos objetivos. Será apenas para decoração? Servirá para algum tipo de armazenamento?

Fica mais fácil escolher um modelo de acordo com as necessidades da sua casa. Lembre-se: é necessário ter em mente não somente a funcionalidade do móvel, mas também o quanto ele irá combinar e “embelezar” seu ambiente. O ideal aqui é encontrar a parcimônia entre essas duas características.

Essas são algumas dicas para te ajudar a mobiliar sua casa. Tem mais alguma dica para a escolha do móvel ideal? Comenta aqui e vamos conversar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *